Qual o melhor super-herói para a SST?

09.04.2016

Em sua opinião qual super-herói seria o melhor profissional de Segurança do Trabalho?

O primeiro nome que me veio à mente foi o Hulk. Acho que por ser verde, que é a cor que representa melhor a nossa área e com certeza não teria muito esforço para ser respeitado.

Mas, professor e se o trabalhador não quisesse usar os EPIs ou o empresário não liberasse o dinheiro para investir no SESMT?

É verdade, meu filho. Já estou até escutando ele falar: Hulk esmaga!!! E coitados dos que ficassem na frente.

Professor, que tal o Thor? Educado, bonitão, tem superpoderes e é até um deus?

 

Não sei não, meu filho! O Thor de tão educado chega a ser ingênuo e é preciso saber lidar com os espertinhos que vamos encontrar em qualquer empresa, seja entre os gestores ou empregados. Além disso, acho que ele teria dificuldade na comunicação. Já pensou ele conversando com um terceirizado que não assinou a Permissão de Trabalho, seria algo assim: Pelo olho de Odin, digo-te não! Insisto que assines a PT que havias prometido desde Asgard.

É verdade, professor! Acho que os trabalhadores não iriam nem entender. E o Batman, professor?

Taí, meu filho. É um bom nome. Não se apoia em superpoderes, é criativo, disciplinado, tem liderança, já é milionário (então o salário o profissional de Segurança do Trabalho não vai desestimulá-lo) e tem coragem de enfrentar até o super-homem.

 

Mas, pensando bem...

O que foi, professor?

Nas empresas ele nunca ia ter um mordomo do tipo Alfred para arrumar a bagunça ou um comissário Gordon para apoiá-lo. Além disso, tem aquela capa que iria acabar engatando em alguma máquina e lá vai acidente!

Então quem, professor?

Acho melhor que este serviço fique com a gente mesmo. Sem superpoderes, com muita vontade de aprender e de ajudar empresas e trabalhadores. Pois mesmo sem sermos um herói da ficção, temos no sangue algo de super que nos acompanha diariamente, a superação que nos mantém motivados para atuar em prol da Segurança do Trabalho.

Autor: Mário Sobral Júnior – Engenheiro de Segurança do Trabalho

Please reload