Dando uma lida na NHO 06

Meu filho, você já deu uma lida detalhada na NHO 06?

Professor, depois que teve a revisão só dei uma passada de olhos. Por quê?

Porque tem uns detalhes interessantes a que devemos ter atenção. Por exemplo, você já viu medidores de estresse térmico com o termômetro de bulbo seco com uma proteção, igual o indicado na figura abaixo?        

 

Professor, já tinha visto, mas não sei qual a função.

Pois bem, na NHO tem um trecho que fala sobre esta proteção do termômetro de bulbo seco: “deve ser adotado algum tipo de proteção que impeça a incidência de calor radiante sobre o bulbo do termômetro sem prejudicar a circulação de ar sobre ele”.

Interessante, professor. Tem mais alguma coisa?

O ideal é uma leitura completa, mas uma informação curiosa é relacionada à vedação do termômetro de globo. Abaixo trecho da NHO 06:

“um sensor de temperatura posicionado no centro da esfera de cobre, com fixação que garanta a hermeticidade do sistema, impedindo a existência de fluxo de ar do interior do globo para o ambiente e vice-versa”.

Entendi, professor. Como na árvore de termômetro havia uma rolha que fazia a vedação para que a temperatura externa não influenciasse na interna ao globo, a NHO 06 está solicitando que este termômetro seja hermeticamente fechado para não ter este tipo de influência.

Exatamente, meu filho. Depois faça a leitura completa da norma.

 

Autor: Mário Sobral Júnior – Engenheiro de Segurança do Trabalho

Please reload