Apresentação do livro Mundo Paralelo

Quando eu pensava em leituras sobre Saúde e Segurança no Trabalho era imediatamente remetido a questões técnicas. Lembrava de EPIs, Sistema de Combate a Incêndio, Ergonomia e diversos outros importantes, mas sisudos assuntos, boa parte relacionados às famosas Normas Regulamentadoras.

Mas preciso confessar que mesmo sendo um voraz leitor destes textos sempre percebi a escassez do tema nas obras de ficção. Meditando na frente do computador, uma centelha surgiu na minha mente: por que não pensar também na Saúde e Segurança do Trabalho em páginas recheadas de humor, surpresa, tensão e muitos outros sentimentos?

Pois esta centelha espichou, alargou e evoluiu ao longo de alguns anos fazendo surgir esta obra que tem por objetivo oferecer ao leitor justamente o entretenimento que as letras e a ficção conseguem proporcionar, ou seja, ter diante dos olhos a realidade de um verdadeiro “Mundo Paralelo da Segurança do Trabalho”.

 

Para isso as próximas páginas apresentam diversas narrativas do dia a dia de um profissional prevencionista. O leitor vai se admirar (ou quem sabe se reconhecer) nas dificuldades do primeiro dia de trabalho vividas por um Técnico de Segurança, nos exageros que precisam ser tolerados pela mulher de um Engenheiro de Segurança do Trabalho ou mesmo no imprevisto ocorrido em uma abertura de SIPAT.

No entanto, estimulado com o poder das palavras nas mãos, não consegui conter os dedos no teclado e acabaram surgindo histórias inesperadas, destas que podem ser vivenciadas nos nossos sonhos, mas que também são extraordinárias quando nas páginas de um livro. Surgiram narrativas na porta do céu, conversas com um vampiro e um bate papo com o gênio do cilindro de ar comprimido.

Já estava concluindo o livro e acabei lembrando das histórias policiais lidas na minha adolescência e desenvolvi um conto no qual o astuto Engenheiro de Segurança Zé Lopes Gomes irá usar toda a sua capacidade dedutiva para tentar desvendar os motivos de um acidente fatal ocorrido no chão de fábrica da sua empresa.

Tudo pronto?

Então inicie a leitura e permita-se alguns momentos de lazer. Você se surpreenderá ao ver que a elegante e rigorosa Segurança do Trabalho, quando de mãos dadas com as letras, pode gerar novas e inusitadas emoções.

 

Boa Leitura!

 

Para adquirir o livro acesse este link: https://pagseguro.uol.com.br/checkout/nc/sender-identification.jhtml?t=ab702eeb01a19aad06570f39ffaa3925d44709df6ef90750&e=true#rmcl

Please reload