O que é branco de campo na higiene ocupacional?

19.05.2019

Professor, um dia desses estava lá no SESMT da empresa e ouvi falar sobre Branco de Campo, o senhor sabe do que se trata?
Até sei, mas porque você não perguntou por lá mesmo?
Fiquei com vergonha de ser algo básico e acharem que eu não sabia algo simples.

 


Pois eu digo que você deveria estar com vergonha de não ter perguntado, se eu não soubesse ia ficar na dúvida sem necessidade.

Tá bom, professor! Não faço mais.
Ok! Em relação à sua pergunta é o seguinte: quando realizamos uma avaliação química ocupacional utilizamos algum tipo de coletor e sempre pode ocorrer a possibilidade de contaminação destas amostras durante o preparo ou transporte para o laboratório, mas como saberemos se teve problema?
Provavelmente deve ser como tal do branco de campo.
Exatamente, meu filho! É um coletor, por exemplo, um cassete similar ao que utilizamos para fazer avaliação química na nossa empresa, mas no caso do branco de campo ele ficará exposto (aberto) toda vez que manusearmos o cassete em que preparamos e fizemos a avaliação, a única diferença é que não será conectado à bomba de amostragem e ao final do processo será recebido pelo laboratório como sendo uma amostra igual às demais, a diferença é que deve ter o resultado em Branco, ou seja, é uma forma de garantir a qualidade do processo possibilitando identificar a ocorrência de contaminação.
É obrigatório, professor?
Não é obrigatório, mas é uma boa prática e deve ser enviado na quantidade de 10% das amostras de cada agente que esteve exposto às mesmas condições.

Please reload