Você é um prevencionista pdf, doc, xls ou ppt?

Acho que você conhece as siglas PDF, DOC, XLS e PPT como extensões de alguns programas utilizados nas empresas e percebi que alguns profissionais de Segurança do Trabalho podem ser classificados de acordo com estas siglas.

Como assim, professor?

Pense bem, você não conhece nenhum profissional PDF?

Não sei. Como ele é?

É bem pouco flexível porque sempre acredita que está certo. Na verdade, até pode mudar de opinião, mas em condições específicas. De qualquer forma é importante pois age como um procedimento que não pode ser atualizado ou alterado todo dia.

O tal DOC, como ele seria?

Este profissional é bem mais flexível e muda de opinião rapidamente. Age como um relatório que coleta os dados, mas que diariamente pode ir se atualizando. Seu problema é não ser muito bom na análise destas informações e um pouco limitado na comunicação visual.

Para estas funções, dois outros profissionais atuam com maestria, o XLS (um verdadeiro matemático que tenta controlar tudo) e o PPT (o cara dos treinamentos). Porém estes também têm suas limitações. O primeiro, apesar de todo o seu raciocínio lógico, peca ao não levar em consideração a experiência profissional e o conhecimento prático; e o nosso PPT, boa parte das vezes vive apenas de aparência sem necessariamente ter muito conteúdo.

Qual é o melhor profissional então, professor?

 

 

Meu filho, todos eles não utilizam todo o seu potencial e nem precisam. Na verdade, o ideal é ser um profissional pacote Office, tendo agregado um Adobe. Isto para começar, mas ao longo dos anos é preciso ser DWG, MWV, MP3, sem esquecer de aprender a navegar no WWW.

Please reload