DANDO SPOILER NA SEGURANÇA DO TRABALHO.

23.09.2019

Faz uns dois anos ouvi do meu sobrinho o termo spoiler e confesso que não sabia do que se tratava. Ele me explicou que é quando você revela informações antecipadas de um filme, livro, jogo, dentre outras possibilidades e acaba sendo um estraga-prazer.

O senhor estava por fora, professor?

É verdade, meu filho. Mas depois pensando no termo percebi que eu dou muito spoilers para os meus alunos, mas não com intuito de ser um estraga-prazer e sim para fazer alguns alertas.

Como assim, professor? O senhor fica falando de filmes na aula!?

 

Não, na verdade eu tento antecipar os problemas práticos que o profissional talvez venha a passar. Por exemplo, sempre comento que alguns deles irão passar por empresas que solicitarão alterações indevidas em documentos ou irão trabalhar fazendo praticamente nada de segurança, devido terem sido contratados apenas pela obrigatoriedade legal.

Pô, professor! Assim o senhor acaba desestimulando os seus alunos.

Talvez, mas acho que eles precisam estar preparados para estas situações e já refletirem sobre as adversidades da profissão.

Mas o senhor dá as respostas? Tem o gabarito?

Quem dera fosse tão fácil, o objetivo do alerta não é para dizer o que deve ser feito, pois sempre haverá diversas variáveis envolvidas, mas para fazer os alunos pensarem e saberem que a profissão tem diversas dificuldades como todas as outras.

Autor: Mário Sobral Júnior – Engenheiro de Segurança do Trabalho.

 

Please reload