FICO EM CASA OU CORRO PARA O HOSPITAL?

21.03.2020

Professor, estou aqui em casa isolado, mas estou preocupado porque comecei a espirrar, acho que vou no médico. O que o senhor acha?

Meu filho, o ideal é você ficar em casa mesmo.

Por que, professor?

 

Imagine que você está com uma gripe normal, terá contato com diversas pessoas e acabará contaminado.

Mas e se eu tiver com o Coronavírus?

Neste caso, o que provavelmente irá acontecer é o seguinte: chegará no médico, ele verá que você não tem nenhum sintoma grave e pedirá para você ficar isolado em casa para não contaminar outras pessoas. O problema é que apesar de não ter consequência para você, você poderá ter contaminado todos com quem você teve contato para ir e voltar do médico.

Entendi, professor. Então quando eu devo ir ao médico?

Se apresentar os sintomas de uma gripe leve é melhor ficar em casa, mas no caso de febre alta sem melhora, tosse seca, dificuldade para respirar, aí não tem jeito. Tente evitar o contato com outras pessoas, mas corra para o hospital.

Lembre que o problema do Coronavírus não é alta mortalidade, mas sim a grande contaminação, ou seja, se todo mundo for contaminado ao mesmo tempo, não teremos estrutura para atendimento. Neste cenário, mesmo para casos menos graves teremos situação de risco, pois não teremos como tratar este paciente.

Melhoras e mande notícias!

Valeu, professor!

 

 

Please reload